palavras indianas e o significado:

Veja algumas frases e palavras indianas e o significado:
A seguir, você confere um glossário para ajudá-lo a compreender o significado de cada uma delas:


“Are, Baba’’: “Meu Deus, não brinca”
“Arebaguandi’’: “Ai meu Deus!” (ao acrescentar a sílaba “di’’ no final da palavra, a frase fica mais formal)
“Atchatchatcha’’: muita satisfação
“Baldi’’: pai
“Baguan Keliê’’: “Por Deus!’’
Brâmane: casta mais alta
“Chalo’’: “Vamos”

"Dalit " : intocável, impuro, não pertencem às castas
“Djan’’: querido, amado
“Djan, djan’’: “Vá”, “Vamos”
“Firanghi’’: estrangeira

“Mahadeva’’: Deus supremo (sinônimo de Shiva)

“Mami ou mamadi’’: mãe

“Namasté’’: saudação indiana que significa o Deus que há em mim saúda o Deus que há em você

“Tchalô’’: “Vamos!”

“Tik, tik, tik’’: sim, sim

“Ulu’’: pessoa estúpida, burra



TRATAMENTOS FAMILIARES
Esses são mais complicados. Tanto assim que optaram por simplificá-los. Mas, por curiosidade, aí vão alguns exemplos para vocês. Na Índia, a maneira de chamar um parente especifica exatamente o grau de parentesco que se tem com ele. Vejam:

Irmão mais velho - bhaya
Irmã - didi

Tio por parte de pai – barepapa (o mais velho) caca ou tchatcha(o mais novo)

Tio por parte de mãe – mama
Tia por parte de mãe – massi
Avô por parte de pai – dada
Avó por parte de pai - dadi
Avô por parte de mãe – nana
Avó por parte de mãe – nani

•Baguan Kelie = Por Deus, meu Deus, o que é isso meu Deus.
•Suniedy = Escutar, peste atenção, me escute por favor.
•Hanuman = maior de todos os devotos, “Filho do vento” .
•Ditero Beti =  “Deus te abençoe”.
 ARE BABA- é uma exclamação. Equivale a um “poxa!”, “ah, não!”

•Ulu – pessoa estúpida, burra
•Ulucapatá – o maior de todos os burros – grande senhor dos burros.
•Atchá – expressao de satisfação
•Atchatchatcha – quer dizer muita satisfação

Comments

Post a Comment