culinaria pratos regionais

Conheça agora alguns pratos tipicamente nacionais com nomes curiosos e seus significados, e saiba em que região brasileira eles podem ser degustados durante uma viagem com intuito gastronômico:

REGIÃO NORTE:

Tacacá no tucupi
É uma mistura da goma e do polvilho da mandioca com um molho, o tucupi, também extraído da mandioca, o camarão seco e o jambu, uma verdura semelhante ao agrião, mas que tem o curioso poder de anestesiar a língua. É um prato típico de rua, tomado em cuias, geralmente ao cair da tarde, junto às tendas das tacacazeiras.

Munguzá
É um mingau de milho com pedacinhos de coco.

Casquinhas de siri ou caranguejo
Os crustáceos são fervidos, retirados da casca, limpos, desfiados, refogados com molho. Os cascos são recheados com esta mistura e cobertos com farinha de mandioca torrada na manteiga.

Pato no tucupi
É o pato em molho feito com uma mandioca brava, específica encontrada na região.


NORDESTE:

Carne de sol
É a carne salgada e seca ao sol. Conserva-se por bastante tempo e pode ser muito importante nas longas viagens através do sertão para a fuga da seca. Quando cozida, desfiada e frita com temperos e pilada com farinha de mandioca ou de milho, dura ainda mais, e é chamada de paçoca.

Xinxim de galinha
É um prato de influência africana, com a galinha em pedaços, bem temperada, cozida num molho de amendoim, castanha de caju, camarão seco, gengibre, tudo moído, mas com gosto delicado.

Frigideira
É uma fritada, geralmente de peixes e frutos do mar, com massa de ovos batidos e leite de coco, cozida em panela de barro ou de metal.


CENTRO-OESTE:

Roupa velha
Carne de charque ou sobras de carne assada frita com farinha de mandioca.

Arroz com suã
O suã é a parte inferior da espinha do porco com toda a carne adjacente. Corta-se o suã e refoga-se o arroz junto com algumas batatas.


SUL:
Barreado
São camadas de carne e toucinho, cozidos em panela barreada com massa de farinha de trigo.


SUDESTE:

Cuscuz
É o bolo salgado feito com farinha de milho e camarão ou galinha, posto em cuscuzeiro, cozido no vapor.


Fique Ligado:

* Quando você estiver no nordeste fique atento, “comida quente” significa comida caprichada na pimenta.

* Recomenda-se não fazer exageros nas comidas com o azeite de dendê para quem não está acostumado a degustar esta especiaria.

* O Tacacá no Tucupi também não pode ser consumido em demasia e o ideal é degusta-lo na cuia original e não em pratos ou canecas de louça, dizem que o gosto não é o mesmo.

* Não confunda os Roteiros Gastronômicos com os Circuitos Gastronômicos que acontecem espalhados por várias cidades do país. Nos Circuitos a intenção é divulgar pratos nobres e requintados que nem sempre se relacionam com a comida regional ou típica.

* Muitas vezes nos restaurantes de comida mineira, após o almoço e a sobremesa são servidos o cafezinho com nacos de broa de fubá, portanto, reserve espaço para todas essas delícias.

Comments