tematica culinaria

Eita mundão véio sem porteira e cheio de imaginação! Às vezes fico me perguntando porque raios alguém confere nomes ou apelidos muito aquém dos convencionais, aos variados tipos de comida. Alguns muito aquém mesmo!

A coisa se complica no âmbito regional, seja dentro de um país ou entre demais países. Talvez seja sempre aconselhável fazer um estudo prévio da cultura gastronômica local, antes de se aventurar a conhecer o lugar, só pra evitar alguns sustos.
Por exemplo: o que você diria se alguém lhe convidasse para apreciar uma punheta(1) com uma fodinha quente(2) de entrada?? Sim… nada mais lusitano…

Mas se você estiver devidamente informado a respeito, não correrá o risco de dar uma chave de pescoço no cara, não é mesmo? Você pode até retribuir o convite oferecendo um perigoso na racha(3) e roupa velha(4) num happy hour em sua casa. Um delicioso mané pelado(5) pra acompanhar também não seria nada mal!
Tudo é uma questão de informação.
Em certos casos, saber do que se trata é uma questão vital, eu diria.
Podem partir surpresas até mesmo de coisas simples como uma ida à uma padaria, onde o atendente pode lhe perguntar “o que vai ser, cacete ou cacetinho(6)?” O amigo Christian, bem sabe o que é passar por isso…
Estão conseguindo perceber a importância de se estar ciente?
Cabeças rolariam em alguns casos…

Nosso Brasilzão esconde em sua imensidão, intermináveis pérolas gastronômicas. Pura munição à curiosidade e à diversão. Talvez se dependesse do nome, convenhamos que alguns bem mais meigos que os demais, certas iguarias ficariam restritas apenas ao olhado.
Se eu por exemplo disser que sou louca por cueca virada(7) lambuzada com um tiquinho de baba-de-moça(8) e se bobear, traçava facinho uma nega maluca(9), algumas pessoas iriam ficar boiando, não é não? E mandar ver numa vaca atolada(10) num dia chuvoso, então? Não é tudo de bom?

Mas o melhor de tudo mesmo é se deliciar com as riquezas das culinárias regionais e abrir a mente para se permitir conhecer e aceitar o diferente.
Se alguém souber de outros pratos ou comidinhas com nomes peculiares, divide com a gente nos comentários!


1. Salada feita com bacalhau desfiado.
2. Pedaços de bacalhau empanados e fritos.
3. Fígado acebolado no meio do pão.
4. Charque ou sobras de carne assada frita com farinha de mandioca.
5. Um bolo à base de mandioca.
6. Forma como é chamado o pão francês, em alguns lugares do Brasil e Portugal.
7. Massa frita, com sabor semelhante ao bolinho de chuva, mas com formato de cueca virada.
8. Doce feito com gemas, leite de côco e calda de açúcar.
9. Uma variante de bolo de chocolate.
10. Cozido feito à base de mandioca e costela de vaca.

Comments